Segundo a autora Andrea Cecília Ramal, precisamos conversar sobre nossos sonhos para a escola, pois, se vocês não sabem, há séculos nós, pedagogos, acumulamos sonhos sobre a sala de aula. Ivan Lllich sonhava com uma educação que não fosse limitada às instituições, que formalizam tudo. Jean-Jacques Rousseau pensava numa escola que não corrompesse o homem, deixando simplesmente vir à tona o que temos de melhor. Jean Piaget queria que os níveis mentais fossem respeitados, sem pular etapas, para que não tivéssemos que aprender aos saltos, ou decorar o que não entendemos. Freinet sonhava com uma escola que permitisse o prazer, a aprendizagem agradável e divertida. Paulo Freire sonhava com um lugar em que o saber do aluno fosse valorizado, onde a relação vivida nas aulas fosse o ponto de partida para uma grande transformação do mundo. Goleman escreve sobre uma escola que permita desenvolver o lado emocional, que tenha espaço para as artes, a música, as coisas que, enfim nos fazem mais humanos.
Então será preciso que cada mestre se despeça da figura do professor trasmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de receptores passivos. Isso é o pior de todos nós, não nos daremos mais a conhecer assim.
Vamos tentar construir juntos algo novo. É claro que nós, professores, vamos precisar de ajuda: os alunos saberão nos dizer como fazer. Será que eles aceitem ser nossos mestres? Acho que sim, é só por este próximo milênio. Nessa nova sala de aula, na verdade todos serão mestres.
E, curiosamente, a gente vai aprender como nunca.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs técnologias estão aí para acrescentar conhecimentos em nossas vidas, não podemos ter a mente fechada para este grande avanço da humanidade. O professor deve estar sempre um passo a frente do aluno, se manter atualizado, buscando aulas dinâmicas e fascinantes que instiguem os seus alunos a crescer na autonomia. O computaDor jamAis substituíra o professor, mas sim é uma grande ferramenta para o professor nos dias de hoje tornou a vida do professor mais prática, fazendo as piores partes que tomam muito o tempo do prefessor. Vamos dar as mãos para as novas tecnologias e caminhar lado a lado.
ExcluirOi Grazi gostei de todas suas postagens seu blog é muito interessante
ResponderExcluirBjs Ale
Imagina se logo eu iria descordar da minha super, mega, hiper amiga!! Afinal todos somos MESTRES!!! bjokas
ResponderExcluirÉ isso amiga, estamos juntas nessa luta rumo ao aperfeiçoamento do professor afinal somos comprometidos com a realidade da nossa sociedade.
Excluir